Primeiramente, invista em um bom servidor, nós da agência Forus sempre indicamos o melhor servidor para nossos clientes, assim você fica despreocupado com isso, afinal, nem todo mundo entende essa parte. A configuração varia um pouco, mas em termos de valores, começa aproximadamente por 300 reais mensais, e pode subir conforme os acessos ao site, pois isso vai consumindo mais recursos do servidor. Essa informação é dinâmica, e dependendo do projeto e quantidades de pessoas que precisam acessar o site simultaneamente, pode subir bastante esse valor, estamos passamos uma base para lojas virtuais iniciantes com pouco investimento.
Com a hospedagem já é possível iniciar o desenvolvimento, porém, é necessário um domínio para deixar isso disponível na web. O domínio é basicamente o nome do seu site, por exemplo, o domínio da forus é https://agenciaforus.com.br. O valor do domínio .br é de 40 reais anual se contratado diretamente com a empresa registro.br, que é a registradora de domínios no Brasil. O valor é super baixo, e é para ser uma das despesas mais baixas de uma loja virtual e sites em si.
Ok, agora já sabemos aproximadamente os dois principais custos, vamos ao desenvolvimento. Essa parte quando feita por agências, dificilmente terá um valor fixo, pois cada projeto demanda um tempo de desenvolvimento. Quanto mais específico for a solicitação da empresa, mais salgado fica o desenvolvimento, mas como esse conteúdo visa falar os custos de uma loja virtual, o valor que consideramos inicial para desenvolvimento de uma loja virtual é de 5 mil reais, podendo aumentar conforme as demandas do projeto. O prazo para completo funcionamento pode variar de 30 a 45 dias, conforme a complexidade.
Os valores comentados neste conteúdo são aproximados e podem variar conforme o tempo, então considere o ano de 2021 para realizar comparações.
Há alguns custos que podem ser incluídos, mas vai depender muito do projeto, por exemplo: licenças de temas para site, plug-ins, custas de integração com marketplaces, funcionário para operar a loja virtual, entre outras despesas que o projetor demandar.
Como recomendação, planeje bem a abertura da loja virtual, esteja ciente que o retorno sobre o investimento não é tão rápido como se pensa, assim você conseguirá abrir algo sólido, e não se frustrará quando ver que não vendeu tanto no primeiro mês, por exemplo.
Caso tenha mais dúvidas, chame a gente nas redes sociais que podemos orientar você nesse processo, evitando assim gastos desnecessários além de direcionar a loja para ter um lucro o quanto antes.