Você provavelmente já recebeu um panfleto que nem leu e jogou fora, pegou por educação muito provavelmente, ou por entender que ao receber o panfleto estará ajudando o entregador que está realizando muitas vezes um trabalho árduo de baixo de sol quente.
Conforme um estudo da Aliança Distribuição, uma pessoa com experiência entrega aproximadamente 1000 panfletos em 5 horas trabalhadas, e o custo para realizar isso durante 30 dias é de aproximadamente 1500 reais. Pesado não é mesmo? E você terá alcançado aproximadamente 30 mil pessoas, isso se não houver repetição na entrega, coisas que na entrega do panfleto você não conseguirá mensurar.
Assim como TV e Rádio, o panfleto é um tipo de mídia que não se consegue segmentar o público, pois ao entregar o panfleto você não sabe exatamente para quem está entregando, onde mora, se a pessoa tem interesse no seu produto, quais são os hábitos dessa pessoa, entre outros fatores que são muito importante para uma conversão de venda, em resumo é um tiro no escuro, você entrega e reza (risos), além de ter um custo alto mensal, ainda fica na incerteza se vai auxiliar na atração de clientes ou não, e sem poder fazer algo para solucionar o problema.
Mas embora o panfleto tenha essa característica, as postagens orgânicas em redes sociais, que são aquelas que não possuem investimento em patrocínio, elas possuem algumas coisas semelhantes, principalmente quando se fala em alcance.
As postagens orgânicas atingem em médias 10% dos seguidores das suas redes sociais. E uma porcentagem bem mais inferior a essa está interessada no seu produto ou está em momento de compra. Mas existem algumas diferenças muito importantes que tornam as postagens em redes sociais um melhor investimento do que a panfletagem.
A principal diferença que julgamos muito importante são os insights. Ao postar em suas redes sociais, é possível através de ferramentas da própria rede social, saber qual é a idade do leitor, a região que ele mora, o gênero, quantas pessoas exatamente viram a postagem, quantas interagiram, entre outras informações que com a panfletagem não é possível de mensurar.
Então se fizermos uma conta básicas, e ao invés de investirmos 1500 reais em panfletagem para alcançar 30/40 mil pessoas, poderia-se investir em patrocínio para redes sociais e Google, onde as pessoas alcançadas podem ultrapassar tranquilamente a casa das centenas, e conforme a campanha for criada, poderá ser ajustada e melhorada para que traga resultados melhores ainda, sem falar na possibilidade de direcionar o público para páginas de compras da sua loja, mensagens no whatsapp, entre outros objetivos de campanha.
Então, será que vale a pena o investimento em panfletagem? Acho que a resposta está óbvia, antes de realizar qualquer procedimento em marketing na sua loja de roupas, procure especialistas para não “jogar dinheiro fora.”