Vamos analisar então como fazer para ultrapassar essa dificuldade que normalmente é temporária. Primeiro identifique se os clientes estão chegando até a sua loja, pois se não há clientes não há vendas automaticamente.
Primeiro passo nesse momento de dificuldade é revisar todos os setores. Verifique se o marketing está sendo bem executado, se os vendedores estão conseguindo desempenhar suas tarefas.
Após isso, verifique se o ponto comercial que a loja se localiza teve alterações, exemplo: uma grande obra próxima que mudou a direção das pessoas, ou até mesmo um concorrente que abriu próximo da loja, entre outros fatores que poderiam afetar as suas vendas.
Se houver contratado uma agência digital, explique a situação. Caso não tenha contratado, talvez seja o momento. O marketing digital tem como objetivo atrair clientes para a sua loja de roupas, através da internet, é mais barato que anunciar na TV ou Rádio, além de ser direcionado para o público que deseja alcançar.
Agora, digamos que esteja vindo muitos clientes na sua loja, o marketing está bem definido e trazendo resultados, aí o problema é outro.
Como sugestão, revise o setor de vendas, descubra se o trabalho está sendo bem realizado, temos um conteúdo que auxilia a conduzir melhor o departamento de vendas, clique aqui para entender melhor como resolver esse problema.
Mas o setor de vendas não é só o responsável por não conseguir vender, as vezes o problema pode estar no produto a venda, a marca pode não ser muito boa, ou não é o que o cliente esperava, muitos fatores que giram em torno do produto podem afetar na decisão de compra do seu cliente. Nisso é interessante fazer uma pesquisa com os seus colaboradores e recolher o máximo de informações, descobrir se o que os clientes estão falando que podem ser usados como melhoria para aquisição de novos produtos.
Outro ponto importante também são as formas de pagamentos, em alguns casos, aumentar o parcelamento pode ajudar na decisão de compra do cliente, é necessário estudar a viabilidade disso, pois, pode ter o mesmo efeito que comentamos no primeiro parágrafo, aumentando as vendas mas diminuindo os lucros significativamente.
Voltar todos os olhos para a sua empresa, identificar os problemas é a melhor opção, se for necessário fazer uma promoção, faça com cautela, para que não seja “um tiro no pé.”