fbpx

Loja virtual para vestuário vale a pena?

Nós da Agência Forus, pensamos que todo negócio tem o seu espaço ao sol, mas uma pergunta que nem essa gera várias reflexões que devem ser levadas em consideração.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Loja virtual para vestuário vale a pena

Muitos clientes nos perguntam sobre essa questão de abrir uma loja virtual para loja de roupas, e uma coisa que sempre comentamos, mesmo que indiretamente é que a empresa precisa estar preparada para o “rojão” (risos). Isso mesmo, abrir uma loja virtual não é algo simples, um “sitezinho” na internet e está tudo certo, a loja virtual deve ser considerada uma loja física quando diz respeito a custos de implantação e manutenção.

Se você pensar em abrir uma loja virtual, primeiro precisa entender como funciona a logística, pois certamente haverá muitas trocas, e como isso vai funcionar? Vai contratar uma transportadora e fazer um contrato? Ou vai fazer tudo pelos correios? Ou talvez contrate um gateway de transportadoras (Manda bem, melhor envio…)? Pois bem, aqui precisa estar bem definido a logística e as políticas de trocas, se não é aí que o seu lucro vai por água abaixo.

Ok, já decidiu e já entende bem como vai funcionar a sua logística, vamos ao próximo passo. Qual será o gateway de pagamento e as formas disponíveis ao seu cliente? Aqui é um fator muito importante, pois para cada gateway pratica uma taxa e até mesmo mensalidade, talvez você precise antecipar valores então já pense nisso também, pois é outro buraco onde o seu lucro pode desaparecer.

Certo, já sabemos qual é a logística e qual é o gateway de pagamento, agora vamos aos custos de manutenção e disponibilidade. Se você não é proprietário da estrutura da sua Loja Física, provavelmente você paga aluguel não é mesmo? Na loja virtual é mais ou menos assim, você precisará pagar uma mensalidade de hospedagem de dados, os chamados servidores. Lá fica tudo que a sua loja virtual precisa ter para estar disponível online, além de fotos, vídeos, textos, plataformas de desenvolvimento, entre outras coisas. Economizar na hospedagem não é um bom negócio, experiência própria, pois quanto mais barato, mais lento o seu site fica, e sites lentos possuem uma taxa de abandono muito alta, queremos tudo pra agora e não para daqui a 10 segundos, e os seus clientes são assim também. Então invista em uma boa hospedagem!

Beleza, decidi abrir a minha loja virtual, acho que estou preparado e vou em frente… Espera ai, ainda tem mais um ponto que você precisa ficar antenado. Hoje é raro haver vendas em uma loja virtual sem investimento em marketing pago (google ads, facebook ads…). Então, além de tudo que já falamos, ainda é necessário investir em marketing pago para que as pessoas consigam ver a sua loja na internet. Já tivemos clientes que não aceitaram essa dica valiosa, e até hoje não venderam nada em suas lojas. Então reserve um investimento mensal em marketing pago para que você consiga aumentar as chances de venda.

Até o momento falamos de tudo, menos do desenvolvimento em si da Loja Virtual, deixamos por último, pois o desenvolvimento é colocar a mão na massa, e se você não entendeu tudo que falamos até agora, não é o momento de você abrir uma loja virtual. Para o desenvolvimento, opte obrigatoriamente por especialistas, se você tentar fazer sozinho provavelmente vai dar um tiro no pé. Existem muitas ferramentas que facilitam no desenvolvimento, mas isso não significa que seja fácil, e até por isso que não se faz uma loja virtual que vende, em 1 dia. Para garantir que a sua loja atenda as necessidades, você precisa repassar essa demanda a uma agência digital, assim você terá mais de 1 profissional desenvolvendo essa loja, utilizando técnicas de direcionamento melhorando a experiência do usuário, aumentando as chances de que o resultado final seja alcançado.

Falamos, falamos, falamos…e não respondemos a pergunta que está no título. Vamos lá, vale a pena ou não abrir uma loja virtual? A resposta é sim! Se você entendeu tudo que falamos até agora. Uma loja virtual é um ambiente online que funciona 24h por dias, 365 dias no ano, então mesmo que a sua loja física esteja fechado, se você investiu em marketing e entendeu tudo que falamos até agora, ela continuará vendendo mesmo depois do horário de expediente, já imaginou chegar na segunda-feira e ter 75 vendas do final de semana por exemplo? 

Agora se você não tem recurso financeiro para investir, não tem nada definido e possui muitas dúvidas de como irá fazer, não consegue disponibilizar pelo menos 1 colaborador para administrar essa loja virtual, acredita que ao abrir a loja virtual irá vender que nem água, muito provavelmente para você a resposta é não. Abrir uma Loja Virtual é muito mais que fazer um site online para realizar vendas, existe uma série de processos que você precisa entender antes de seguir em frente com esse projeto, e nesse conteúdo falamos o principal que você precisa estar por dentro.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Tags:

Noticias relacionadas

Comentários

Receba conteúdos na íntegra

Fique por dentro dos últimos conteúdos publicados, é grátis e indolor ;)!

Seus dados pessoais estão seguros com a gente.

Entrar em contato

Informações de contato

Esperamos criar uma parceria de sucesso coma sua empresa, abaixo estão todas as formas de contato com a nossa agência.

Localização

Cascavel – Paraná

Telefone

(45) 99927-7099
(45) 3222-8142

Email

contato@agenciaforus.com.br
suporte@agenciaforus.com.br

© 2021 – Agência Digital Forus – Feito com ♥ em Cascavel/PR