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Essas dicas vão mudar a sua forma de abordar os clientes em sua loja de roupas!

Você já entrou em uma loja e ficou olhando para todos os lados, esperando alguém o atender, porém, acabou indo embora sem ser atendido? Pois bem, se não aconteceu com você, conosco já aconteceu.

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Essas dicas vão mudar a sua forma de abordar os clientes em sua loja de roupas

Primeiro, tenha vendedores o suficiente para conseguir atender a demanda da loja. E aqui uma dica importante: migrar funcionários de outros setores para as vendas em momentos de pico, assim você não precisará contratar vendedores de imediato e terá colaboradores que entenderão dos produtos oferecidos pelo estabelecimento.

Outro ponto importante é, o que você faz quando o cliente diz que “estou só dando uma olhadinha”?  Você simplesmente se afasta e deixa a pessoa olhando ou faz algo a mais?

Aqui como dica é: não deixe o cliente solto na loja sem alguém atendendo, mesmo que esteja só dando aquela olhadinha básica, provar uma roupa não custa nada. Então continue atendendo a pessoa e deixe-a à vontade. Quebre o gelo! Muitas pessoas acham que se entrar na loja precisam levar algo, mas não é bem assim. Esses clientes são um público morno, quase quente, ou seja… é um possível cliente que está quase  comprando algo, e se você deixar ele solto na loja, provavelmente ele vai olhar os preços apenas e ir embora. É aqui que entra uma conversa explicando o básico das vantagens da loja. Por exemplo: “Parcelamos em até 12x”, “Se quiser fazer em condicional, assim você poderá levar para casa e experimentar com mais calma” entre outras vantagens que a loja oferece.

Essa próxima dica é algo que nunca vimos ninguém fazer, e vamos te dar essa estratégia de graça. Todo cliente que entra na sua loja é uma pessoa que está quase comprando, então porque ela entra e sai sem comprar nada?

Algo aconteceu, ou o preço não agradou, ou o produto, ou ela estava com pressa, isso é algo um pouco complicado de saber, pois mesmo que você tenha um time de vendas que saiba conversar com o cliente, pode ser que esse cliente não fale a verdade, as pessoas têm medo de que falar a verdade gere algum atrito e acabam falando algo que pode não ser a realidade só para finalizar a conversa. 

Então nesse caso faça algo diferente, dê algo para esse cliente, algo que faça ele se lembrar da sua loja, mas aqui não estou falando de canetas e réguas com o seu logotipo, estou falando de um produto mesmo!

Tá, mas como fazer isso?

Escolha um produto que você tem um custo baixo, algo que com um valor baixo, você consiga uma grande quantidade, um exemplo são os pares de meia. Digamos que o custo dessa meia é 5 reais. Separe 300 reais em meias e doe de brinde para clientes que não levaram nada, você atingirá 60 potenciais clientes, e mesmo sendo um gasto, pense como um investimento em marketing. Mas seja incisivo! Quando o cliente estiver saindo da loja chame-o até o caixa e diga, “Vimos que você não levou nada, daí pensamos em te dar um “presente” da nossa loja, espero que goste”, nisso você entregará uma meia.

Ali você poderá colocar um cartão de visita com QR Code para direcionar para redes sociais, ou formas do cliente ter um relacionamento com a sua empresa, coloque uma frase, comunique-se com o seu cliente. Uma sugestão de frase poderia ser “Olá caro cliente, ficamos felizes que você visitou a nossa loja, esse é o nosso primeiro contato e esperamos que tenha gostado dos nossos produtos e atendimento, essa meia é um presente que a nossa loja reservou especialmente para você. Caso queira conhecer mais sobre a nossa loja, acesse as redes sociais do QR Code, esperamos você novamente em breve! Tenha um ótimo dia!”. As chances desse cliente voltar e comprar algo aumenta muito e não esquenta em ter que dar algo, pois no fim é um investimento que você faz em seus clientes.



“O melhor marketing é o que não parece marketing” – Tom Fishburne.



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