Ninguém gosta de vendedor, mas as pessoas apreciam pessoas que as ajudem no processo de compra. Essa ajuda deve ser consultiva, educativa e focada em respeitar o cliente acima de tudo. Por isso, para os profissionais de vendas, é essencial dar atenção a esses princípios.
Ninguém gosta de vendedor, mas ainda assim, ama comprar. Essa máxima faz o maior sentido hoje, quando vemos profissionais de vendas insistindo em erros estratégicos e perdendo clientes. Também vemos os consumidores com mais autonomia, comprando na internet ou pesquisando para obter mais conhecimento sozinhos.
Quais são os principais erros que os vendedores cometem?- O que faz um bom vendedor?
- Como se tornar um bom vendedor?
Ninguém gosta de vendedor, mas ainda assim, ama comprar. Essa máxima faz o maior sentido hoje, quando vemos profissionais de vendas insistindo em erros estratégicos e perdendo clientes. Também vemos os consumidores com mais autonomia, comprando na internet ou pesquisando para obter mais conhecimento sozinhos.
Por isso, a própria profissão de vendedor precisa ser ressignificada. É evidente que continuar nas mesmas estratégias não é uma ideia tão interessante, pois vai gerar os mesmos problemas. Então, é preciso entender melhor como fazer vendas no século 21 e como obter melhores resultados com uma postura compatível com o consumidor moderno.
Por que as pessoas não gostam de vendedores?
É comum vermos as pessoas reclamando de profissionais de vendas. No geral, elas já têm, até mesmo, certa resistência com base em estereótipos. Assim, prendem-se a isso e preferem fazer compras sozinhas. Um dos motivos para isso é o próprio histórico da profissão.
No mundo offline, em que o cliente funcionava como um mero receptor da comunicação de empresas, o vendedor representava a marca tentando insistir e convencer o consumidor. Contudo, esse cenário mudou com a metodologia Inbound: o comprador é considerado um semelhante para a empresa. A transformação digital também coopera com esse ideário.