Conheça algumas dicas para superar a crise na Pandemia

Antes da pandemia muitas empresas só possuíam o seu negócio funcionando em lojas físicas de forma presencial. Saiba estratégias interessantes para não ficar para trás nessa pandemia.

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O que mudou?

Antes da pandemia muitas empresas só possuíam o seu negócio funcionando em lojas físicas de forma presencial.

Atrair clientes ou realizar um atendimento on-line não se fazia tão necessário para alguns nichos. Muitos empresários conheceram vídeo conferência e home-office depois da pandemia.

Abaixo listamos algumas dicas que acreditamos serem muito importantes para sua empresa, para que ela saia da crise ou para que não caia nela, ou até mesmo para melhorar ainda mais o relacionamento com o seu cliente.

1 – Inovação

Aqui falaremos de inovações de postura, em conjunto com tecnologia. Você sabe o que é tecnologia? A cada dia, nos aproximamos mais dela, e neste momento de pandemia, devemos estreitar ainda mais esse laço. Isso porque, os recursos tecnológicos serão seus maiores aliados na luta para manter seu negócio de pé durante a crise do COVID-19.

Com o pedido de isolamento social, e consequentemente com os clientes fora de seu acesso pelas vias tradicionais (presencial), inovar, é a única saída. Um bom plano de conquista e fidelização dos clientes, irá definir o sucesso ou fracasso de sua empresa. E pensar fora da caixa, pode ser algo complicado, pois, somos afetados de modo conjunto pelas consequências do Corona Vírus, que se espalham por diversos setores sociais.

Sabendo disso, cabe ao empreendedor repensar suas práticas e atitudes diante do mercado, e também de seus clientes. Porque, se seu negócio mantinha um bom quadro de clientes, aonde estão estes clientes? Pois sabemos, que eles ainda estão em algum lugar, certo?
Deixo aqui uma excelente dica, que irá revitalizar o seu negócio, se a sua empresa ainda não esta na internet, o momento é exatamente esse, muitas empresas estão fechando pois não pensaram nisso antes, mas nunca é tarde demais para se reinventar.


2 – Saiba como prospectar seus clientes

Prospectar seus clientes é uma tarefa muito importante. Caso nunca tenha ouvido a palavra, nós vamos explicar para você. Nesta etapa é necessário definir quem é seu cliente, e consequentemente onde ele está. Isso porque, definir quem é seu público é essencial para adotar uma postura assertiva nas vendas.

Um exemplo de como a prospecção funciona, é simples. Uma empresa que vende produtos de cuidados com a visão, saberá ao fazer o “filtro” de seus clientes, que eles possuirão algum tipo de deficiência visual, mesmo o uso de óculos solar sendo recomendado a todos. Ou seja, com essa atitude, você faz um “mapa” de onde encontrar seus clientes.

Trazendo isso para um momento atual, ao fazer a prospecção, notaremos que, ao buscarmos por clientes, eles não estão mais frequentando o mercado como antes. Mas, onde eles estão? A resposta, é mais simples do que parece. Com as inovações tecnológicas, nos dias de hoje, a internet quebra barreiras, mesmo em tempos de quarentena. Assim, o melhor modo de acessar seus clientes, está na palma de sua mão. E você, precisa usar isso a seu favor, conectar-se ao seu cliente via internet, é, neste momento a melhor saída.

Logo, se seu negócio não tem uma plataforma digital, onde seus produtos e serviços possam ser solicitados, isso precisa mudar, não perca tempo. Até porque, todas as grandes empresas possuem recursos digitais e acessíveis ao seu público. As opções, são vastas e se adequam a cada empresa, como por exemplo: loja virtual, plataforma de ensino a distância, site para agendamento de cliente, site institucional.
Mas ai você se pergunta, “Eu faço tudo presencial, como vou mudar isso agora?” Não mude, mas sim inclua algo a mais na sua empresa. Pense!! Você possui uma empresa de cursos presenciais, então criar um serviço de ensino a distância é uma ótima ideia para que ainda sim continue tendo alunos se matriculando.

3 – Marketing Digital

O marketing é essencial para a manutenção de uma boa imagem da empresa perante os clientes. O cliente se identificar com a empresa, pode definir por exemplo, a fidelidade, não só por seus serviços/produtos, mas por sua empresa. Ou seja, seu negócio precisa demonstrar que, é confiável, e vai de encontro com o pensamento de seus clientes. Caso contrário, seu negócio dificilmente terá prioridade em situações onde existe concorrência de mercado. E sempre existe concorrência de mercado.

Agora falando de marketing digital, é importante lembrar que muitas verdades se repetem, em relação ao marketing. A diferença entre os dois, é que, o marketing digital, tem na maior parte das vezes, um maior acesso de pessoas e clientes. Isso porque, caso a identidade de sua empresa seja bem trabalhada nas plataformas digitais, as chances de sucesso e alcance de clientes, aumentam consideravelmente.

As plataformas em que sua empresa pode trabalhar o marketing digital, são as mais variadas. As redes sociais, serão suas maiores aliadas, e caso se preocupe com o fato de que a crise irá passar e você terá trabalhado em vão, esqueça essa ideia. Um bom plano de marketing digital, e consequentemente captação de clientes, será útil em qualquer momento social e econômico.

Converse com seus clientes, e os aproxime. Durante o processo de prospecção, você conseguirá definir qual sua persona, seu público alvo. E diante disso, sua empresa precisa pensar em como conquistar seu cliente, não apenas para uma compra, mas de fato conquista-lo. Um exemplo simples de como funciona essa conquista, são os produtos veganos. Uma parte da população pagará mais caro por um mesmo produto, com a garantia de que ele não afetará o bem estar de animais, neste caso, mostram uma adequação de valores aos do público alvo, é necessário. O motivo é nítido, se confio e me identifico com uma marca, vou indicar aos meus conhecidos. Neste ponto, trabalhamos além da qualidade do produto vendido, as questões afetivas que circundam o mercado e devem estar entre suas prioridades.


4 – Delivery e entregas

Neste momento, o serviço de delivery, terá que se tornar parte do quadro de serviços oferecidos por sua empresa. Isso porque com o pedido da Organização Mundial de Saúde, uma parte considerável das pessoas não sairá de casa. Cabe a você, levar seus produtos até seus clientes.

E fazer isso da melhor maneira, demonstrando a preocupação que você tem com a higiene, provando que você mudou a sua forma de trabalhar, para atender as recomendações da OMS. Afinal, como dito no tópico acima, ser bem visto por seus clientes é fundamental para a fidelização, e até mesmo indicação de sua marca.

Um exemplo que posso dar, é uma empresa de Assistência Técnica de Informática, antes a limpeza era pensando no perfeito funcionando das máquinas, mas agora deverá ser pensando também na higiene e esterilização dos vírus, e isso deverá ser explícito aos clientes, aliando a preocupação com a opção de levar e buscar os computadores.

5 – Gastos X investimento

Está dica, é sem dúvidas a mais importante. Se alinhar ao mercado, é uma maneira pra lá de eficaz de sobreviver em meio à tempestade, certo?  Com isso, um bom plano de marketing digital, alinhado à um sistema de entregas e delivery ampliará seus horizontes, e as possibilidades de seu negócio.

Este é sem dúvidas o momento ideal para colocar em prática tudo o que foi aprendido até agora. Além disso, foque no seguinte ponto, e se pergunte: “Qual a diferença entre gastos e investimentos?”. A resposta dessa questão, te ajudará a decidir ou não, o futuro de seu negócio.

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