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Como fazer os seus colaboradores venderem mais sem precisar cobrar?

Se você é um empreendedor da área de vestuário, provavelmente possui pelo menos um vendedor, e nós sabemos o quanto é difícil motivar a equipe para que faça o que deve ser feito sem aquela cobrança diária.

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Como fazer os seus colaboradores venderem mais sem precisar cobrar

Normalmente os colaboradores que iniciam as atividades na empresa começam muito bem, estão motivados, buscam vender mais, buscam formas de conquistar os clientes, e com o tempo essa “chama” vai se apagando.

Isso é normal! As pessoas vão entrando em uma zona de conforto onde elas percebem que se fizerem mais ganharão o mesmo tanto caso façam menos. E nesse caso, você demite ou tenta resolver? Aqui vamos dar algumas dicas para tentar resolver, atenuando assim, a rotatividade de colaboradores na sua empresa, melhorando o atendimento, diminuindo custos na folha de pagamento consequentemente.

Uma equipe motivada pode trazer mais resultados do que você espera. O chamado “vestir a camisa da empresa” só ocorre quando o seu colaborador se sente importante para a empresa, tanto emocionalmente quanto financeiramente. O emocional que falamos é quando ele é bem tratado na empresa, quando ele não vê a hora de estar no trabalho, pois possui um ambiente agradável. Separamos algumas dicas imprescindíveis.

Uma delas é: evite chamar a atenção dos seus colaboradores na frente de outros colaboradores ou clientes. Em regra geral para facilitar, chame a atenção em particular, elogie em grupo. Dessa forma você evita constrangimentos, evita desmotivações, e traz o funcionário pro seu lado. E se por algum motivo particular você ofender algum funcionário, seja humilde e peça desculpas, os colaboradores são humanos, eles precisam se sentir bem onde estão para que consigam produzir mais.

Já o financeiro seria o salário propriamente dito. Talvez a sua empresa não comporte um salário tão alto, então registre um valor mais baixo, e aumente a porcentagem em vendas (comissão). Em uma conta básica, se o seu funcionário recebe R$1500,00 de salário e 5% de comissão, por exemplo, ao vender 40 mil para sua empresa, ele estará recebendo ao total R$3.500,00 reais, muito melhor do que R$1.500,00, e assim você não se compromete com um salário fixo que em um determinado momento de poucas vendas, talvez fique difícil de cobrir.

Outra forma muito interessante: fazer distribuição de lucro, como se o seu funcionário fosse um sócio da empresa. Essa forma é ainda melhor, pois o colaborador irá se sentir parte importante da empresa. Afinal, sem os seus vendedores e colaboradores, a sua empresa não é nada, pois quem irá atender os seus clientes? Dê a importância que seus colaboradores merecem, e a parte financeira é muito importante para a motivação.

Como fazer os seus colaboradores venderem mais sem precisar cobrar???

Gerar uma competição entre a equipe é também uma ótima forma de motivar os vendedores e colaboradores e a trazer mais resultados, desde que seja uma competição saudável, sem “puxar a sardinha” para ninguém, algo justo!

Como dica é interessante uma gratificação por resultado, pagando em dinheiro o 1º, 2º e 3º colaborador que trouxeram mais resultados para a empresa. Não precisa colocar uma plaquinha de funcionário do mês, mas com certeza todos da empresa ficarão muito interessados em trazer mais resultados, sem que você precise ficar em cima da sua equipe para que isso aconteça. Claro, coloque metas que sejam alcançáveis. Em uma determinada empresa de cursos profissionalizantes (Uma grande franquia) que não vamos comentar o nome aqui por questão de ética, o empresário colocava metas que não eram possíveis de alcançar, e quando algum funcionário alcançava, o proprietário simplesmente ignorava aquele resultado e não gratificava o funcionário. Resultado disso: uma grande rotatividade de funcionários.

Outra maneira que auxilia muito nos resultados dos colaboradores são cursos periódicos. Perceba os interessados, não “obrigue-os” a fazer, a obrigação de algo que o colaborador não quer se torna um desperdício, pois certamente ele não prestará atenção e tomará atalhos para terminar rápido. Então, solicite voluntários, grife que o curso não é obrigatório, mas que agregará no conhecimento de cada um. Os voluntários são provavelmente, os colaboradores mais motivados da empresa, mesmo assim, eles não são as pessoas que você precisa se preocupar, mas sim os que não se voluntariaram. Pergunte por que não tiveram interesse, entenda o seu funcionário, pode ser que algo em particular tenha influenciado. Se parecer uma desculpa esfarrapada, você precisa tomar cuidado, certamente é alguém que irá prejudicar os resultados da sua empresa.

Aqui relacionamos apenas algumas dicas. Você precisa ter uma atenção com os seus colaboradores e entender o que poderia fazer para que eles se sintam parte da empresa, dessa forma os resultados aumentam. Faça um teste na sua empresa e nos conte como foi essa experiência.

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