Primeiro, se não tiver um investimento mensal em marketing digital, o seu retorno será realmente a longo prazo. O marketing digital tem como função, atrair os clientes para as suas campanhas, com a intenção de converter em vendas, mesmo que não esteja tão explícita essa intenção, ainda sim o marketing digital faz toda a diferença no processo de atração de clientes. Já vimos lojas rodarem um ano sem marketing digital e possuir apenas uma venda, será que vale a pena então criar uma loja virtual para ficar pagando mensalidades de hospedagens e manutenção para que ela não venda? Essa é a primeira dica e está entre as mais importantes. O investimento em Google Ads e Facebook Ads precisa ser expressivo, e não 100 reais por mês como muitas empresas tentam fazer e acabam jogando mais dinheiro fora.
Outro ponto muito importante que complementa o marketing digital, é o atendimento ao cliente e resolução de problemas. Primeiramente o atendimento precisa ser sempre cordial e rápido, quem tem dúvida quer a resposta na hora, ou quase na hora, afinal, é só pular para outro site e em 5 segundos já estará comprando no seu concorrente. Após entender que o atendimento precisa ser rápido, saiba resolver os problemas. Por ser online, não é possível experimentar, e muitas vezes a foto está mais bonita do que o próprio produto real, nisso pode haver algumas reclamações ou até mesmo solicitações de resolução de problema. Como dica aqui, prefira ter o prejuízo no produto do que entrar em real atrito com o cliente, pois existem sites de reclamação que podem acabar com a sua reputação, uma vezes com a pontuação baixa, será muito complicado de melhorar essa pontuação, pois a tendência é que as pessoas reclamem mais do que elogiem, pense nisso!
Aqui vai mais uma dica matadora, se a sua loja comporta marketplace, realize a integração da sua loja virtual, assim os seus produtos poderão ser visualizados dentro de sites de grandes players do mercado, aumentando ainda mais as chances de vendas. E com o tempo, muitos marketplaces, realizam campanhas em suas plataformas, de forma a impulsionar ainda mais as suas vendas, seria como se você estivesse abrindo uma loja física dentro de um shopping, é assim que funcionam os marketplaces em resumo.
Algo que vai te auxiliar muito também a melhorar não só as vendas, mas também a lucratividade, são gateways de frete ou contrato com transportadoras. O grande inimigo das lojas virtuais é o frete, pois muitas vezes o produto tem um preço maravilhoso, ao adicionar no carrinho ou fazer o cálculo do frete, o cliente simplesmente abandona o site, pois o frete ficou muito salgado e muitas vezes fica mais barato ele ir à loja da sua cidade do que pedir pela internet. Gateways de frete são ótimas opções, lá o frete sairá muito mais barato que o normal, não é uma regra, mas já vimos o frente sair pela metade do preço do que mandar o conteúdo pelos correios, lembrando, não é uma regra, mas já vimos acontecer então vale a pena conferir, pra não ficar vaga essa dica, vamos indicar o Gateway de Frete da Melhor Envio e Frenet. Agora se você tem um fluxo alto de vendas, prefira fazer um contrato com transportadoras, assim você poderá negociar, podemos melhorar ainda mais esses valores, aí o seu cliente só cancelará a compra se ele realmente não quiser, pois o frete não será mais o problema.
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