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6 Estratégias de marketing para aplicar ainda em 2022

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Estratégia de Marketing

O mundo está mudando muito rápido  — e o marketing também. Uma estratégia de marketing que deu muito certo em 2021, pode não dar o mesmo resultado em 2022 e ao mesmo tempo algo que dá resultado há muito tempo, pode continuar rendendo bastante.

Nesse artigo, vamos falar sobre as estratégias que são tendências esse ano. Continue acompanhando!

1. Vídeos curtos

O formato de vídeos curtos virou uma febre com o aplicativo TikTok e obrigou concorrentes como Facebook, Instagram e Youtube a inserir esse formato em seus aplicativos. O TikTok atingiu recentemente a marca de 3,5 bilhões de downloads desde o seu lançamento.

O número de usuários do TikTok já é tão expressivo que a rede social chinesa está servindo como espaço para descobrir novas músicas e podcasts. Cantores chegam a até mesmo pagar para criadores de conteúdo criarem vídeos e trends com suas músicas, enquanto os cortes de podcasts fazem sucesso na rede, fazendo as pessoas descobrirem algum novo, que com certeza em outros espaços seria só mais um. 

As empresas já estão começando a se notar no potencial da plataforma e investindo não só em anúncios, mas na criação de conteúdo orgânico, já que o engajamento é bem superior a qualquer outra rede.

Falando mais sobre os anúncios pagos, as empresas estão aproveitando a menor concorrência entre anunciantes na plataforma que faz com que o custo seja menor, para alocar maiores verbas nela em detrimento de plataformas mais consolidadas como o Facebook Ads e Google Ads. 

2. Vídeos

Não só o formato de vídeos curtos, mas o de vídeos no geral deve ganhar cada vez mais espaço. Segundo uma pesquisa realizada pela Nielsen com profissionais de marketing, a expectativa é de que o investimento em marketing com o formato de vídeos tenha um aumento de 49% nos próximos 12 meses, perdendo apenas para o investimento em Social Media (53%) e Display (50%). 

3. Tráfego Pago

Somente em 2020, mais de R$23,7 bilhões foram investidos em publicidade digital. E por incrível que pareça, uma pesquisa do Sebrae de 2018 revelou que apenas 34,2% das micros e pequenas empresas investem em anúncios na web.

Os anúncios digitais são muito democráticos. Se antes era preciso ter muito dinheiro para comprar poucos segundos no horário nobre da televisão, hoje, qualquer negócio pode anunciar em espaços como Facebook, Instagram, Messenger e Google com apenas R$6 por dia.

Uma outra vantagem dos anúncios digitais é o seu poder de segmentação. Os anunciantes conseguem definir bem para quem vai mostrar o anúncio gerando melhores resultados, quando comparado com formatos de mídia tradicionais. 

4. Email Marketing

O email não morreu, muito pelo contrário. A cada US$1 investido em Email Marketing, é possível obter um retorno médio de US$36. Esse “milagre” é explicado, por exemplo, pelo baixo custo de disparo de e-mails e pelo alcance. Com apenas um clique, é possível enviar um email para mais de 50.000 pessoas.  

Outro motivo pelo qual você deva pensar em investir no email marketing é pela tendência de que anúncios pagos vão ficar cada vez mais caros. O motivo é que os negócios estão digitalizando e com isso aumenta a concorrência entre anunciantes, o que faz com que eles tendem a pagar mais caro para aparecer primeiro pro potencial cliente. 

5. Landing Page 

Se você quer ter mais resultados nos seus anúncios pagos, você precisa de uma Landing Page. Com ela você vai conseguir colocar uma espécie de “rastreador”, no qual chamamos de Pixel. E com ele, você consegue dizer ao Facebook para mostrar o anúncio para quem já acessou o seu site. 

É muito mais fácil vender para quem já te conhece, não é mesmo? Afinal, a pessoa ficou ciente do problema, conheceu a sua solução e pode precisar de um “empurrão” para comprar no seu negócio.

Vale dizer que a Landing Page também é muito usada para captura de leads, ou seja, o cliente preenche um formulário com informações de contato como nome, email e telefone. É muito comum também empresas oferecerem um conteúdo como um e-book em troca do cliente passar suas informações de contato.

6. Site 

Se você quer se diferenciar da sua concorrência, ter um site é uma boa. Com ele você passa mais credibilidade para o seu cliente, aparece no Google e ainda melhora a experiência do cliente, já que ele pode contar com informações do seu produto, da sua empresa e ainda ter um Blog, com conteúdos que ajude o seu cliente.

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